carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Nova lei trabalhista começa a valer em 1 mês


Nova lei trabalhista começa a valer em 1 mês

 

As mudanças na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) entrarão em vigor dentro de um mês, no dia 11 de novembro, confirmou ontem o Ministério do Trabalho.

Com isso, regras polêmicas na relação entre patrão e empregado passarão a valer. Um dos principais pontos é que os acordos entre trabalhador e empresa terão força de lei, desde que não desrespeitem a Constituição.

Outras medidas que vão mexer na rotina trabalhista são a redução do horário de almoço para 30 minutos, a ampliação da jornada de trabalho para até 12 horas diárias e o parcelamento das férias em até três vezes.

A reforma trabalhista mudou cerca de cem pontos da CLT, incluindo regras relacionadas à Justiça do Trabalho.

Para Fábio Branda, juiz do TRT 2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), a nova lei será aplicada, mas há pontos considerados inconstitucionais. “A Justiça do Trabalho vai aplicar a lei. As coisas que são coerentes serão aplicadas”, disse.

Um dos pontos considerados de difícil aplicação por ele é a nova regra para dano moral. A reforma estabelece que o pagamento será conforme a gravidade do caso e o salário. “Isso é inconstitucional. É uma das coisas que não vão pegar.”

Para tentar entender como a mudança na CLT afetará os direitos do trabalhador, a Anamatra (associação dos juízes) realizou um evento em Brasília ontem.

Segundo o governo, uma medida provisória com mudanças em pontos polêmicos deverá ser publicada antes de a nova lei entrar em vigor. 

Fonte:http://www.fenepospetro.org.br

 

 

 

 

QR 03 Conjunto F Casa 49 Candangolândia
Brasília/DF - CEP 71.725-306
(61) 3321-9404
(61)3024-4670
sinpospetrodf@yahoo.com.br