carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Dirigentes frentistas promovem encontro em Brasília para oxigenar movimento sindical


Dirigentes frentistas promovem encontro em Brasília para oxigenar movimento sindical

 

A Luta por direitos, pela democracia e a reestruturação do movimento sindical serão temas do encontro nacional dos dirigentes dos frentistas, que acontece na próxima semana, em Brasília.   

A atual conjuntura política e a restruturação do movimento sindical serão analisadas no encontro nacional dos dirigentes dos frentistas, que será realizado nos próximos dias 31 de maio e 1º de junho, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTC), em Brasília. O presidente da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto, vai definir com a diretoria da entidade as estratégias de luta para defender os interesses da categoria. 

Eusébio Neto diz que esse é o momento do movimento sindical e a sociedade reagirem para garantir os direitos conquistados, a liberdade de expressão e a democracia no país. Ele voltou a condenar a truculência da polícia contra os trabalhadores que foram a Brasília, na última quarta-feira (24), protestar pacificamente contra as reformas. O presidente da federação lembra que os últimos acontecimentos envolvendo o presidente Michel Temer em escândalo de corrupção, abuso de poder e ameaça ao estado democrático de direito deixa o país em alerta. “Não podemos deixar de nos indignar e precisamos lutar para evitar que o retrocesso avance. A situação no Brasil é delicada, por isso precisamos sacudir os trabalhadores e mostrar a dura realidade que se apresenta. A luta sindical vai muito além do aumento salarial”, afirma.

O presidente da federação destaca que o maior desafio dos sindicalistas hoje é desenvolver um método de ação que promova a conscientização dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Eusébio Neto diz que é preciso criar ferramentas de informação que ajudem na conscientização dos trabalhadores. Segundo ele, a informação é um instrumento de aglutinação e poder, e trabalhador consciente participa mais das ações do sindicato e fortalece a luta por direitos. 

No dia 31 de maio, ocorrerão duas reuniões simultâneas entre 8h e 13h. Enquanto os advogados dos sindicatos filiados à Federação debaterão as questões jurídicas da categoria, o desdobramento das reformas e o direito constitucional, a diretoria Executiva da FENEPOSPETRO vai analisar os 

problemas inerentes da administração e a adequação da entidade a nova realidade política e econômica do país.

Para esclarecer os dirigentes sobre as manobras do governo para retirar direitos e as suas consequências para os trabalhadores, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) fará, no primeiro dia do encontro, uma palestra sobre a atual conjuntura política do país.

JURÍDICO

Na plenária geral, às 15 h, com os delegados, dirigentes e os presidentes dos sindicatos, o advogado Hélio Gherardi, fará uma explanação sobre as reformas trabalhista e da previdência e as consequências para o movimento sindical. O Custeio sindical e a representatividade dos sindicatos por categorias também serão debatidos com os sindicalistas. Para Hélio Gherardi, o fim do custeio sindical tem por objetivo estrangular os representantes dos trabalhadores, que sem fonte de custeio terão sérias dificuldades em cumprir com o seu dever. 

SETOR DE COMBUSTÍVEIS

No dia 1º de junho será realizado o encontro do setor de combustíveis com a Força Sindical. Na reunião, um diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fará um panorama do momento político e econômico do país. Mesmo os sindicatos não filiados à Força serão convidados para discutir as questões do setor. 

Fonte:http://www.fenepospetro.org.br

 

 

 

 

QR 03 Conjunto F Casa 49 Candangolândia
Brasília/DF - CEP 71.725-306
(61) 3321-9404
(61)3024-4670
sinpospetrodf@yahoo.com.br