Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Quarta (24), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao Projeto de Lei 2311/2025, que institui o Dia Nacional do Frentista. PL segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo – ou seja, sem precisar ser votado no plenário.
Segundo a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), relatora da proposta, aprovação presta justa homenagem à categoria. Durante a audiência, a parlamentar reforçou que os frentistas exercem função significativa em nossa sociedade. “O frentista é frequentemente o primeiro ponto de contato do consumidor com os postos de combustíveis. Essa interação influencia diretamente a experiência do cliente e contribui para a construção de laços sociais nas comunidades locais”, afirmou Jandira.
Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), institui o 4 de março como Dia do Frentista. Data homenageia a fundação do primeiro Sindicato da categoria, em São Paulo.
Presença – William Ferreira, diretor do Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal e da Fenepospetro, acompanhou a votação. Dirigente agradeceu aos parlamentares pelo esforço realizado na tramitação do Projeto.
Federação – Nosso presidente Eusébio Pinto Neto celebrou a votação positiva. “Nossa categoria merece ter uma data exclusiva para celebrar os profissionais que, com comprometimento, atendem a todos os brasileiros”.
Ele reforça ainda a importância da data escolhida: “4 de março é um dia histórico para nossa categoria. Reforça a luta dos trabalhadores, que resistiram às pressões das multinacionais do petróleo e conseguiram aprovar, em 2000, a lei nacional que proíbe o autosserviço nos postos de combustíveis.
Clique aqui e assista à audiência completa.
Fonte: FENEPOSPETRO