Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Dirigentes da categoria debateram, no Senado Federal, o Projeto de Lei 1.087/2025, que propõe a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil e descontos pra quem recebe até R$ 7.350,00 por mês. Audiência Pública aconteceu quinta (16), promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Representantes da classe trabalhadora abordaram os impactos da medida na progressividade tributária e na vida dos trabalhadores. Frentistas foram representados por William Ferreira e Silvia Mattar, diretores do Sindicato de Brasília.
Para William, a reforma do IR traz justiça social. Ele afirma: “Muitos dizem que a correção da tabela do Imposto de Renda vai tirar dinheiro dos cofres públicos, mas o dinheiro só muda de local. A medida coloca dinheiro no bolso do trabalhador, e ele vai consumir. O trabalhador quer dar uma vida melhor para a família, uma escola melhor para o filho e ter vida decente e digna. Essa proposta, quando sancionada, vai melhorar as condições da classe trabalhadora”.
A alteração da tabela do Imposto de Renda e a ampliação da faixa de isenção é bandeira histórica do movimento sindical. Centrais e Sindicatos defendem que a medida aumenta o poder de compra, possibilita a aquisição de bens e serviços e melhora a condição de vida do trabalhador.
Silvia Mattar reforçou que “a isenção vai fazer justiça ao trabalhador que acorda cedo, pega no pesado e sustenta o País”.
Projeto de Lei é de autoria do presidente Lula. Medida foi aprovada na Câmara dos Deputados e tramita no Senado Federal.
Assista – Clique aqui e assista a Audiência Pública.
Fonte: FENEPOSPETRO